EmentaSenhor Senador,
Cumprimentando-o cordialmente, venho por meio deste, primeiramente agradecer a Vossa Excelência pelos relevantes serviços prestados como Senador, motivo que nos leva ao inquestionável reconhecimento da importância de tê-lo como representante do nosso Estado frente ao Senado Federal, especialmente no que tange o fortalecimento de políticas ambientais sustentáveis dentre outros.
Nesta oportunidade, venho relatar uma situação que tem afligindo a sociedade ibiraçuense: a dificuldade de implementação da coleta seletiva de materiais recicláveis.
Em 2015, por ação do Ministério Público, foi constituída a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Ibiraçu – ASCOMÇU). Desde então, a ASCOMÇU vem prestando importantes serviços de destinação e reciclagem de resíduos sólidos secos urbanos, contribuindo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município.
Entretanto, a Prefeitura Municipal de Ibiraçu, responsável pela coleta seletiva, em parceria com a ASCOMÇU, necessita de melhorias para aprimorar a qualidade do serviço e de condições de trabalho, seja na coleta seletiva, seja na manufatura do material triado. Atualmente, a Prefeitura dispõe apenas de um caminhão para a coleta seletiva e para outras atividades relacionadas à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente como coleta resíduos orgânicos de podas e jardinagem, deslocamento de materiais, dentre outros.
Nesse sentido, faz-se necessário a aquisição de: 1) um Caminhão Coletor de Resíduos Recicláveis, com no mínimo 15m3 de dimensão, devidamente protegido contra chuvas; 2) uma prensa para materiais recicláveis e; 3) um elevador de fardos de materiais. Estes três equipamentos juntos totalizam o valor de R$ 220.000,00 (duzentos e oitenta mil reais).
Na certeza de contar com vosso pronto atendimento, desde já agradecemos e colocamo-nos a disposição para trabalharmos juntos em prol ao desenvolvimento do Município de Ibiraçu.
Cordialmente,
OTÁVIO LUIZ GUSSO MAIOLI
Vereador